Super conhecida pelos males causados com o consumo exagerado, a gordura trans tem efeitos mais maléficos que as gorduras saturadas, ou seja, a gordura trans ameaça ainda mais a saúde do coração e as medidas da cintura. E estão presentes em alimentos industrializados, como: Biscoitos, batatas fritas, salgadinhos, pipoca de microondas, entre outros.

E de onde vem essa Gordura Trans?

Elas são desenvolvidas em laboratórios, da gordura vegetal quimicamente alterada. O óleo vegetal passa por um processo industrial de hidrogenação (recebe átomos de hidrogênio), a intenção desse processo é manter os alimentos sólidos em temperatura ambiente.
Assim deixando a margarina cremosa, a batata frita crocante e evitando que os recheios dos biscoitos derretam na prateleira do supermercado, a gordura trans realça o sabor dos alimentos, tornando-os viciantes. Está comprovado que a gordura vegetal hidrogenada (GORDURA TRANS) altera o colesterol. O estrago vai além do causado pelo consumo da gordura saturada, a gordura trans eleva o LDL (colesterol ruim) e diminui o HDL (colesterol bom), o que facilita ainda mais o entupimento das artérias. Por isso têm o poder de aumentar sensivelmente o risco de aterosclerose, infarto, AVC e outras doenças cardiovasculares, problemas cada vez mais comuns entre jovens.

Ana Carolina Costa Nutricionista Estilo Vitae. CRN :10101258