1. Água morna com limão emagrece
VERDADE: A mistura ajuda as enzimas do fígado a funcionarem melhor, desintoxicando o organismo. Em jejum, beba um copo de 200 ml de água morna com suco de meio limão e aguarde 30 minutos para tomar o café da manhã.

2. Sal engorda
MENTIRA: O que ele causa é retenção de líquidos, se consumido em excesso. Para eliminar o sódio do corpo, beba dois litros de água por dia e coma alimentos ricos em potássio (banana, laranja e tomate), cálcio (peixes, derivados do leite e vegetais verde-escuros) e magnésio (cereais integrais).

3. Chá de gengibre acelera o metabolismo
VERDADE: A explicação está nos fitoquímicos, substâncias que elevam a temperatura corporal, favorecendo a queima de gordura. Ferva um pedacinho de gengibre em 500 ml de água e beba uma xícara logo após as refeições.

4. Vinagre derrete gordura
VERDADE: Além de aumentar o gasto calórico, o tempero ainda estimula o fígado a eliminar toxinas. Misture 50 ml de vinagre de maçã ou de arroz na mesma medida de água morna e beba antes das principais refeições.

5. Abacaxi afina a silhueta
VERDADE: A fruta é rica em água e age como um alimento diurético, evitando a retenção
de líquidos.

6. Jantar antes de dormir rende quilos extras
MENTIRA: O que ocorre é que o metabolismo fica mais lento. Por isso, deve-se optar por alimentos de fácil digestão, como sopas, sucos, frutas e legumes.

7. Fazer jejum queima pneuzinhos
MENTIRA: Deixar de se alimentar por longos períodos de tempo obriga o organismo a acumular gordura, para utilizar sua energia caso ocorra um novo jejum.

8. Comer pequenas quantidades ao longo do dia emagrece
VERDADE: O ideal é dividir os lanchinhos em cinco refeições diárias. Assim, o metabolismo estará sempre acelerado.

9. Mastigar e engolir rápido engorda
VERDADE: Quanto mais rápido se mastiga e engole a comida, maior se torna o espaço no estômago para receber novos alimentos.

Ana Carolina Costa Nutricionista Estilo Vitae. CRN :10101258